Própolis no tratamento de vaginites crônicas

0

Departamento de obstetrícia e ginecologia – Universidade de Vienna – Áustria

International journal of gynecology and obstetrics (2005) 89, 127-132

 

 

No presente ensaio clinico, os pesquisadores do departamento de ginecologia e obstetrícia da universidade de Viena – Áustria, testaram a eficácia de uma solução de própolis a 5% para o tratamento de vaginites recorrentes.

Métodos: Cinquenta e quatro pacientes com infecções vaginais recorrentes e que foram submetidas a pelo menos um ciclo de tratamento com antibiótico nos últimos 6 meses foram recrutadas e instruídas para aplicar 30ml de solução aquosa de própolis vaginal a 5% por sete dias. Todas as pacientes foram submetidas a exames ginecológicos para avaliação do tratamento. As manchas vaginais e os sintomas específicos foram avaliados no início do tratamento e 14 dias após o tratamento. O bem estar das pacientes foram avaliados por entrevista telefônica durante seis meses após o tratamento.

Resultados: Duas semanas após a aplicação, as manchas vaginais de 41 pacientes (75,9%) haviam melhorado. Quarenta e sete pacientes (87%) relataram alívio em pelo menos uma das queixas relacionado a vaginite. A melhoria das manchas e o bem estar das pacientes foram observados em 36 mulheres (66,7%). Após 6 meses, 33 pacientes (61,6%) estavam satisfeitas com sua condição sem terem que ser submetidas a tratamentos adicionais.

Mais informações: http://pharmanectar.com.br/?attachment_id=11293

www.pharmanectarloja.com.br

Comprar: http://goo.gl/EkQ5UC