Primeira evidencia de tolerancia e eficácia da Sálvia – Salvia officinalis em mulheres com fogachos de menopausa.

0

Ref: 2011 Jun;28(6):490-500

Antecedentes: O objetivo deste trabalho foi avaliar a tolerabilidade e eficácia de uma preparação de sálvia fresca no tratamento de fogachos e outros problemas da menopausa. A Sálvia tem sido tradicionalmente utilizada para tratar a sudorese e fogachos da menopausa, bem como para aliviar os sintomas associados à menopausa assim como um tonico. No entanto, não há estudos clínicos publicados anteriormente que comprovem a utilização da sálvia na menopausa.

Métodos: Em, um ensaio clínico multicêntrico aberto realizados em oito sites na Suíça, 71 pacientes (intenção de tratar população [ITT], n = 69; com idade média de 56,4 ± 4,7 anos, em menopausa há pelo menos 12 meses, e com pelo menos cinco ondas diárias), foram recrutados e tratados com um comprimido de folhas frescas de sálvia uma vez por dia durante 8 semanas, depois de uma semana introdutória. Os parâmetros para a avaliação da eficácia foram a alteração na intensidade e frequência de ondas de calor, e a pontuação total do número médio da intensidade dos fogachos (TSIRHF), conforme determinado pelo protocolo diário durante o período de tratamento de 2 meses. Outras variáveis incluíram a avaliação da taxa de menopausa (MRS) pelo médico responsável pelo tratamento no início e depois de 2 meses de terapia.

Resultados: No grupo tratado houve uma diminuição significativa na intensidade dos fogachos (TSIRHF) em 50% dentro de 4 semanas e em 64% num período de 8 semanas (p <0,0001). O número total médio de fogachos por dia diminuiu significativamente em cada semana a partir da semana 1 a 8. O número médio de ondas suaves, moderadas, severas, e muito graves diminuiu 46%, 62%, 79%, e 100% após 8 semanas, respectivamente. A Escala menopáusica (MRS) e seus sintomas neurovegetativos, psicológicos e subescalas urogenitais diminuiu significativamente em 43%, 43%, 47% e 20%, respectivamente. O tratamento foi bem tolerado.

Conclusão: A preparação sálvia fresca demonstrou valor clínico no tratamento de fogachos e os sintomas associados da menopausa.