Evidencia Clínica da eficácia de um Enxaguante Bucal contendo Própolis para o Controle da Placa e Gengivite: Estudo Clínico de fase 2

0

O estudo evidência a eficácia clínica do enxaguante bucal não alcoólico de própolis a 5.0% p/v de própolis verde Brasileira (MGP5%) para o controle da placa e gengivite.

Volume 2011 (2011), Article ID 750249, 7 pages

O objetivo deste estudo foi obter evidência clínica da eficácia de um enxaguante não alcoólico de própolis a 5.0% p/v de própolis verde Brasileira (MGP5%) para o controle da placa e gengivite. Vinte e cinco pacientes, homens e mulheres com idades entre 18 e 60 anos (), foram incluídos neste estudo clínico de fase II, sendo que estes tinham no mínimo 20 dentes naturais, um índice de placas de pelo menos 1.5 (PI), e índice gengival de pelo menos 1.0 (GI).

Eles foram instruídos a enxaguar a boca com 10ml do enxaguante, por pelo menos um minuto, imediatamente após a escovação matinal e à noite. Após 45 e 90 dias usando o enxaguante, os resultados mostraram a significativa redução da placa e do índice gengival quando comparado às amostragens obtidas no início do estudo. Estas reduções foram de 24% e 40% respectivamente ().

Não houve efeitos colaterais importantes nos tecidos moles e duros da boca. Neste estudo o enxaguante não alcoólico de própolis a 5.0% p/v de própolis verde Brasileira, demonstrou eficácia em reduzir a placa bacteriana e a gengivite.

Todavia, é necessário elaborar um ensaio clínico duplo-cego, randomizado para avaliar esta efetividade.

Clique aqui para ver publicação.